"Falo a língua dos loucos, porque não conheço a mórbida coerência dos lúcidos"

Joan Miró - Genio Surreal


Escultor e pintor surrealista, nascido em Barcelona em 20 de abril de 1893, só aos 19 anos Miró conseguiu ingressar numa escola de arte na mesma cidade, sem completar os estudos regulares.


Já trazia intuitivamente a visão despojada de preconceitos que os artistas das escolas fauvista e cubista buscavam, mediante a destruição dos valores tradicionais.

Em sua pintura e desenhos, tentou criar meios de expressão metafórica, ou seja, descobrir signos que representassem conceitos da natureza num sentido poético e transcendental. Nesse aspecto, tinha muito em comum com dadaístas e surrealistas e no ano de 1919 em Paris, conheceu Picasso e entrou em contato com esses dois movimentos.


Seu estilo evoluiu a partir de estudos realizados sobre o irracional e o fantástico criando um mundo de imagens distorcidas da realidade, cheias de formas orgânicas e construções geométricas.


Em 1928, viajou para a Holanda, tendo pintado as duas obras Interiores holandeses I e Interiores holandeses II. Em 1937, trabalhou em pinturas-mural e, anos depois, em 1941, concebeu a sua mais conhecida e radiante obra: "Números e constelações em amor com uma mulher":



No fim da sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto.

Faleceu em 25 Dezembro 1983 em Palma de Maiorca, Espanha, aos 90 anos de idade.




Obras aqui postadas (de cima pra baixo):


1 Constellation- Awakening At Dawn (1941)
2 Miró's Garden (1977)
3 The Beautiful Bird Revealing the Unknown to a Pair of Lovers (1941)
4 La Leçon de Ski (1966)
5 Números e constelações em amor com uma mulher (1941)
6 The Wall Of The Moon (1958).



Para saber mais: http://www.fineartsportugal.com/escola/aulas/2008_12_13_joanmiro.htm